terça-feira, 24 de abril de 2012

TTT - Traditions e Treinamento Teórico

Bom, voltando a falar sobre minha experiência no ICP, vamos lááááá pro começo do programa, logo após os primeiros 3 dias (contei sobre eles aqui).
Os dois treinamentos que eu vou relatar a seguir, são feitos na Disney University. Pelo menos pra Custodial, a gente tem um dia de Traditions, como todo mundo e mais um dia de treinamento teórico. Algumas roles tem que ir mais dias pra DU ter E-Learning e mais teoria. Nos dias que tiver esse tipo de treinamento, independente da sua role, o traje terá que ser SOCIAL/PROFESSIONAL. Então NADA de jeans, camiseta, tênis... O ideal é calça social/camisa, tanto para meninos quanto para meninos.
Algumas considerações:
MENINAS - Não usem salto! Vai ser desconfortável, acredite. Vão ter alguns momentos que você terá que andar um pouco, então o salto pode atrapalhar, não pode usar sandália, o sapato tem que ser fechado, então o ideal é usar sapatilha. Nada de saia curta. A altura que eles pedem é NO MÁXIMO uns 4 dedos acima do joelho. A maquiagem não pode ser pesada, nem as cores das unhas vibrantes. Pode-se usar apenas UM brinco por orelha e ele tem que ser discreto.
MENINOS: Terno e gravata não são obrigatórios, camisa, calça e sapato social são a melhor escolha. A barba tem que estar feita e o cabelo cortado de acordo com as guidelines do Disney Look. Nada de brincos pra vocês!
AMBOS OS SEXOS: Lembrem-se que o treinamento já conta como dia de trabalho, tanto que a gente já recebe de acordo com o nosso pagamento, então NADA de piercings ou tatuagens à mostra,  cores berrantes, acessórios... Nada, nada, nada! Quanto mais sóbrio o look, melhor.
Mas é isso aí, só seguir o que é pedido, que não haverão problemas! :D

-


Como parei no dia 29/11/2011, nada mais justo que continuar pelo dia 30, que foi o dia do meu TRADITIONS.
Pra quem se pergunta 'O que é isso?' o Traditions é o treinamento teórico que acontece na Disney University, que independente da sua role/location, você tem que fazer. Todas as pessoas que chegam numa determinada data fazem juntas. O meu foi no dia 30/11, a quarta feira após minha chegada em 27/11.

Bom, quando nos entregaram a papelada do treinamento, já vinha uma folha explicando direitinho o horário que tinha que pegar o ônibus, trajes e tal. Não lembro o horário que a gente saiu do condomínio a caminho da Disney University, mas acredito que foi por volta das 7 da manhã... Pra quem não sabe, a DU fica bem próxima ao Magic Kingdom, então pra chegar lá você passa por uma das entradas da Disney Property, além da entrada do MK itself, logo, já no caminho começa a emoção de 'MEU, TÔ NA DISNEY!!!!!! É DE VERDADE!!!!!'.

Chegando na DU eles separam as salas (não, não é uma sala gigante com 100, 150 pessoas), e a gente faz o check in com os papéis que entregaram pra gente e recebemos nossa Disney ID *---------*.
Quando a gente entra na sala, tem várias mesas redondas, que no final acabam virando grupos. O meu foi com duas roomates minhas alumni e mais dois amigos. No total, acho que ficam em média 20, 30 pessoas por sala no máximo.
Muita gente acha o Traditions bem chato, mas eu gostei bastante. A primeira parte é mais técnica, falando de segurança e tudo mais, então é maçante e você tá morrendo de sono, mas da metade pro final fica bem legal e interativo. Não vou contar o que acontece naquela salinha porque grande parte da graça vem pela surpresa e pelos momentos OOOOOOOH. Mas podem ter certeza que durante essa aulinha você vai quase dormir, achar um saco, depois vai se animar, brincar, rir, se emocionar e como muita gente, chorar. É bem legal pra quem não conhece a história do Walt Disney e da Disney como empresa, conhecê-la e mais fascinante ainda pra quem já conhece e estuda a empresa como um todo (meu caso), ter a visão interna de tudo o que você já leu/ouviu falar. Durante o Traditions ocorrem algumas surpresinhas, uma delas em especial é INCRÍVEL, LINDA, MARAVILHOSA, OMFG!!!!!!!!!!!. Então se prepare, porque você vai se emocionar SIM! No final a gente recebe nossas nametags e é esse o momento onde você tem a chance de mudar cidade/estado ou colocar um apelido no lugar do nome (depois disso a troca de nametag é paga, a menos que você faça o teste pra ter um idioma a mais).

A aula acaba por volta do horário de almoço e você não é obrigado a voltar pro condomínio no ônibus... No meu caso, como tinha acabado de receber a Disney ID, fui com alguns amigos no Property Control e na Cast Connection, que são as lojas exclusivas pra cast members onde as coisas são infinitamente mais baratas. Ambas ficam pertinho da Disney University e é necessária a apresentação da Disney ID pra ter acesso ao interior delas. Saindo de lá fui com o pessoal que estava junto pro Westclock (ponto onde para o A bus  - ônibus que faz o percurso condomínios/magic kingdom/condomínios) e voltamos pro Vista Way, já  que todo mundo queria tirar a roupa social e ir pra algum parque aproveitar o resto do dia (como é necessária a Disney ID pra entrar nos parques, esse foi o primeiro dia que a gente pôde ir pra algum...). O parque escolhido pela grande maioria foi o Hollywood Studios. Aí eu pude conhecer o parque que eu ia trabalhar, ir nas rides e tudo mais. Nesse dia fui na Tower of Terror, Rock n' Roller Coaster, assisti Beauty and The Beast, Fantasmic! e também fui no Toy Story Mania (única vez que fui nessa ride, por sinal hahahahha). Passei bastante pra conhecer melhor o parque... Foi bem legal! Não lembro se eu fiz alguma coisa a noite, depois de ter saído de lá, mas acho que não... No outro dia eu tinha treinamento logo cedo AGAIN.

TREINAMENTO TEÓRICO


Depois do Traditions, lá se foi a mamata de encontrar todo mundo e pegar um ônibus executivo até o seu destino... Agora a 'vida real' já começa. Sempre que o treinamento for na DU, você deve pegar o A BUS, o mesmo que quem trabalha no Magic Kingdom pega todo dia. Agora vamos ao que interessa:
O treinamento teórico de CUSTODIAL dura apenas um dia e é bem tranquilo. Você vai pra Disney University logo cedo, conhece seus companheiros daquele dia (o meu grupo tinha 7 custodials, contando comigo: 3 do Hollywood Studios, três do Epcot - dois do World Showcase e um do Future World e mais um de resort, Yatch & Beach, pra ser mais exata). O nosso trainer chamava Sal, um negão engraçadíssimo estilo Eddie Murphy que fazia várias brincadeiras e ficava repetindo que o melhor lugar pra se trabalhar era o Hollywood Studios, seguido pelo World Showcase, no Epcot. Nesse dia nós assistimos algumas videoaulas sobre a role, vimos o trabalho, tivemos algumas atividades, de acordo com os vídeos que eram passados a gente conversou sobre as atividades que vimos os custodials desenvolvendo, vimos alguns exemplos de situações que poderiam acontecer durante o trabalho, aprendemos a diferença entre as cores e tipos de sacos plásticos que poderíamos utilizar, fomos apresentados às nossas novas ferramentas de trabalho (pan and broom, etc, etc, etc...). Depois disso vem uma pausa para o lanche (tem uma cafeteria na própria DU onde você pode comprar alguma coisa pra comer) e depois tem um pouco de E-Learning sobre a role e alguns procedimentos adotados pra limpar sangue, mais conhecidos como BBP (nunca fiz, na verdade, de 6 ICPs brasileiros no Studios, apenas um limpou sangue uma vez). É nesse dia também que a gente passa no wardrobe do Magic Kingdom pra pegar nossos tênis (custodial, food&beverage e algumas locations de attractions ganham seus sapatos). No final de tudo fazemos uma revisãozinha sobre o que vimos durante o dia e estamos livres.


Bom, como eu já disse acima, ambos os dias são pagos e a gente tem que se vestir de social. Aconselho a aproveitar cada momento, principalmente do Traditions, porque passa tudo muito rápido e quando você vê, seu programa já acabou. Hoje eu lembro do meu treinamento com muito carinho... HAVE A MAGICAL DAY! :D


                   Eu e a Camila (minha roomate), na frente da Disney University no dia do Traditions


Traditions


                                                    Treinamento teórico dos Custodials


Teto da Disney University

Nenhum comentário:

Postar um comentário