quinta-feira, 19 de abril de 2012

Depoimento 'técnico': Custodial Way of Life

Então gente, aí vai um depoimento meu, com uma visão geral sobre a role Shokeeper (custodial) e a minha location (Hollywood Studios).


Pra quem não sabe, eu fui custodial no Hollywood Studios agora no ICP 11/12, embarquei na segunda data (27/11 - 10/02).
O trabalho de custodial é bem fácil e tranquilo, independente de você ficar em parques ou resorts. O Custodial não tem que fazer a limpeza pesada nem estocar nada em closets, isso é trabalho do 3rd Shift, ou os custodials night, aqueles que lavam o parque todo a noite, lavam os vidros, espelhos, maçanetas e tal... Então o que sobra pra gente é MANTER o parque limpo durante o dia, enquanto os guests estão lá. O trabalho de custodial, independente da sua location se divide em duas tarefas:
1 - RESTROOMS - Cuidar dos banheiros, obviamente.
2 - STREETS - Cuidar de uma área do parque.
Agora falando mais sobre a minha Work Location...

SOBRE OFFS, E HORÁRIOS DE TRABALHO:

 Meus offs geralmente eram dois dias seguidos por semana, exceto nas primeiras semanas de janeiro que me colocaram pra trabalhar 10 dias sem off, o que não é nada demais comparado a outras pessoas que eu conheço que chegaram a trabalhar 14. Geralmente eu trabalhava entre 6 e 8 horas por dia, foram pouquíssimas vezes que trabalhei 10, 12 ou 14 horas. 
No início do programa o parque fechava mais tarde, porque entre o Halloween e o Ano Novo acontece no Studios o 'The Osborne Family Spectacle of Dancing Lights' que não, não tem nada a ver com Ozzy Osbourne, o sobrenome inclusive se escreve diferente, hahahahaha. Esse espetáculo consiste em uma parte do parque, conhecida como Streets of America TODA iluminada, tipo, todos os prédios, tudo MESMO coberto de luzinhas de natal, além das músicas que tocavam e em algumas delas as luzes 'dançavam' no ritmo da canção. Era bem legal, mas as luzes ficavam ligadas até uma hora além do horário do parque, o que significava que a gente saía duas horas depois do fechamento. Nessa época a gente saía bastante entre 22h e meia noite. 
Depois que acabaram as luzes, o Fantasmic (show noturno do studios que tinha uma apresentação as 18:30 e outra as 20h) fechou para reforma, então na maior parte dos dias passamos a sair 20:15 (menos de segunda, que tinha Extra Magical Hours e o parque fechava as 22, então a gente saía as 22:45). Outra coisa que acontecia, era a gente ser escalado para alguma convenção, já que o Studios pode ser alugado para 'festas', ou então quando havia campeonato de cheerleaders, de dança, ou algo do tipo. Isso também podia extender o nosso shift, mas mesmo assim, o mais tarde que eu saí nesses casos foi 00:45, no geral, o mais tarde de TUDO foi as 4 da manhã no ano novo.

O TRABALHO EM SI:

Bom, como eu já disse, independente da location o trabalho de custodial é bem tranquilo e vai se dividir em STREETS e RESTROOMS. Trabalhando no HS eu tive MUITO banheiro, streets era tipo uma vez por semana e olhe lá!
Pessoalmente, eu prefiria restrooms, que o tempo passava mais rápido e é um trabalho mais leve pras meninas. Explicando melhor:

RESTROOMS: Você pode ficar responsável por um até três banheiros próximos uns dos outros. Quando você tá em restrooms, você fica com o AirClick, que é um rádio que tem um scanner acoplado, assim cada vez que você entrar/sair de um banheiro você escaneia o código de barras que tem no stock closet. Se você ficar mais de uma hora sem escanear um banheiro o AirClick apita pra alguém, mas já aconteceu de ficar mais que isso sem escanear e ninguém me ligou... Enfim! Esse sistema é usado em todos os parques.
Agora, o seu trabalho dentro do banheiro vai ser ter certeza que ele tá limpo e nada está faltando pros guests. Eu geralmente ia no estoque, escaneava o código, pegava minha pan and broom e voltava pro banheiro, passando de cabine em cabine varrendo os papéis jogados no chão (vocês não fazem IDÉIA de como os guests jogam papel no chão!!!) aproveitava que já tava dentro das cabines e olhava se tinha algo faltando, se tivesse algo na privada eu dava descarga, ou se tivesse lixo saindo pra fora das lixeirinhas eu empurrava pra dentro com a vassoura (tem guests que parecem que não tem força pra empurrar uma simples tampinha de metal, pq muitas vezes o lixo tá vazio e eles deixam o papel preso na portinha). Depois de passar pelas cabines checando tudo eu olhava os papéis toalha e empurrava o lixo das pias com a vassoura, pq senão teria que ficar trocando lixo o tempo todo. Parecia milagre, o lixo tava pela metade por causa do volume do papel, eu empurrava e ficava só no fundo do saco, hahahahahaha. Isso inclusive, foi uma dica de um coordinator meu. Tinha quem preferia tirar o lixo mais de uma vez por dia, ou aqueles, que como eu, tiravam só no final do shift ou caso lotasse mesmo.
Sabonete eu nunca precisei repor, nunca acabou em um banheiro meu e na maioria das vezes mal chegava na metade, então eu só repunha no final do dia quando fechava.
Depois de varrer, checar tudo e empurrar o lixo, eu deixava a pan and broom no stock closet e repunha o que faltava no banheiro. As vezes quando a pia tava suja ou muito molhada eu ia  com uma toalha pra secar/limpar, mas isso não acontecia toda vez que eu entrava no banheiro. Só sequei o chão uma vez porque tava chovendo muito e ele ficou nojeeeento.
Depois que o banheiro estivessse ok, eu ia pro próximo. Quando eu terminava meu ultimo banheiro, 'me dava' um break de uns 45 minutos pra andar pelo parque, ajudar os guests, os outros cast members, ir nas attractions ou lojinhas falar com os meus amigos que trabalhavam lá ou só ficar sentadinha no estoque se estivesse muito cansada ou doente. Aí depois desse tempo eu voltava pro meu primeiro banheiro. A checagem de um banheiro grande do parque levava uns 10 minutos entre varrer/verificar e repor as coisas. Rapidinho. O único problema era quando tava busy e vc tinha que esperar o povo ir desocupando as cabines pra vc entrar, mas mesmo assim não levava muito mais que isso. Tinham alguns restrooms que eu AMAVA pegar, outros eu não gostava nada, mas não ficava sofrendo e reclamando que nem muita gente fazia, porque o trabalho não mudava em nada, só levava um pouco mais de tempo.
No Studios tem 21 banheiros que os Showkeepers tomam conta, sendo 20 de guests e 1 de cast members. Os dois maiores (femininos) tem 34 cabines cada e o menor tem duas. Esses banheiros podem ser os que a entrada dá pra rua mesmo, ou os que tem dentro dos restaurantes quick/full. Além do que tem do lado de fora do parque. Dependendo do banheiro que pegar, a menina também pode ser responsável pelo Baby Care, tendo que tomar conta de sempre ter tudo lá e ele estar limpinho para as mães que quiserem descansar/amamentar seus bebês. No caso dos meninos, eles poderiam ser responsáveis pelo First Aid. Só existem dois banheiros dentro de uma atrações, um é pequeno e quase nunca utilizado, outro é o do teatro do Fantasmic, que tem seus horários de pico antes/depois do show, mas que só abre as 17h quando é liberada a entrada pro show das 18:30, então antes disso vc provavelmente ficará no apoio de streets. O banheiro de cast members é o que fica dentro da cafeteria, a Take 5 e pode ser fechado na mesma hora que ela, mesmo que a entrada ainda fique liberada. O horário do fechamento dos banheiros depende de acordo com a localização dele, por ex: a outra atração que tem banheiro, além do Fantasmic! fecha às 17h, então por volta de 17:30 você pode fechá-lo e ficar apenas com seu(s) outro(s) banheiro(s). A divisão de quantos e quais banheiros você fica pode variar de acordo com alta/baixa temporada. De novembro até o início de janeiro podíamos ficar com uma combinação de banheiros, em meados de janeiro algumas combinações mudaram, até porque os horários do parque mudaram, e a quantidade de pessoas visitando também.
PRÓS DE RESTROOMS: O lixo é praticamente só papel, você pode passar o dia inteiro empurrando e só tirar uma vez no final de tudo e ainda que esteja mais pesado vão ser só 2 ou 3 sacos. O tempo passa mais rápido porque você tem mais coisas pra fazer durante o dia. Muitas guests te param pra agradecer pela limpeza. Você pode ficar de bobeira sentado no estoque ou andando pelo parque que nem o pessoal de streets.
CONTRAS: As vezes pode acabar tudo de uma vez, que nem mágica (acontece na época de natal e ano novo), nessas horas voce mal entra no banhiro e os guests ja vem falar o que falta, a maioria inclusive mostrava aonde era. Alguns podem reclamar, mas a maioria fala numa boa e ainda quer ajudar o seu trabalho. As vezes o banheiro fica fedendo. O lixo de fraldas pode ficar MUITO pesado, ainda que pareça vazio (comigo acontgceu umas 3 vezes).
Airclick não era um problema, pelo menos pra mim.


STREETS: Em Streets, eles te colocavam em uma determinada área do parque pra ficar varrendo, ou se precisassem de alguém pra limpar um code V (vômito), BBP (sangue) ou qualquer tipo de spill, você era chamado. A partir do momento que seu opener ou mid te passasse o rádio, você também ficava responsável pelas lixeiras (o numero variava entre 30 e 40 por área). Na maior parte do tempo você só varre. Code V's são mais comuns do que a gente pensa, então você pode ter que limpar vômito m,ais de uma vez no dia, dependendo da sua sorte (eu já tive 4 na m,inha área no mesmo dia, e limpei 3 deles). Algumas áreas tem suas HOT CANS, que são as lixeiras que enchem voando. Já aconteceu de eu tirar o lixo, ir checar a lixeira uma hora depois e ela estar lotada de novo. Mas essas lixeiras são meio raras. Streets é realmente bem tranquilo. Andar pela sua área, varrer o que tem no chão, limpar se tiver algum spill, atender se te ligarem avisando de code V e ajudar os guests. Aí no final do dia você tem sua trash run. Eu separava as duas ultimas horas do meu shift pra isso, porque leva tempo tirar e repor os sacos de lixo de 40 lixeiras. as vezes você tem que esvaziar seu banana boat mais de uma vez, porque os sacos podem estar bem cheios. Nas trash runs eu suava pra caramba, queimava calorias loucamente hahahahahha. Em Streets você também pode ser Recycle. Aí você nem precisa ficar checando as latas, porque a maioria vai estar praticamente vazia no fim do seu shift.
PRÓS: Não tem a obrigação de escanear nada, logo não precisa ficar preocupado com tempo. Fica na rua o tempo todo, ajuda muitos guests. Passa na frente das attractions, pode viver bem a vida do parque sem ter muitas preocupações.
CONTRAS: Code V's. E trash runs podem ser bem pesadas. Não tem a liberdade de ficar sentado no estoque do banheiro se não estiver afim de ficar onstage com sua área estando ok. Muitas latas de lixo e diferente dos banheiros, elas podem ter liquído que pode vazar, principalmente se estiver frio, aí vira uma meleca de chocolate quente.

Como custodial, uma das melhores coisas eram nossos breaks. Como nada dependia diretamente da gente pra funcionar e não tinha nada que controlasse o nosso tempo (nem o AirClick), um break de 15 vrrava de 30, 40 minutos, o de 30 virava de uma hora e assim por diante... Só veio um manager falar comigo UMA vez e muitas vezes os coordinators ficavam com a gente de papo pro ar nos breaks. A equipe do HS, era incrível com a gente! Tanto os CP'S, quanto managers, coordinators, full e part timers faziam de tudo pra ajudar, eram super prestativos, simpáticos... Na nossa track talk (reunião que tinha todo dia antes de entrar onstage) sempre ríamos bastante, tinham várias piadas e tal... Os managers sempre procuravam saber se a gente tava gostando, se tinhamos alguma dificuldade... Até o manager que me fez chorar o natal inteiro por ter 'brigado' comigo, depois se mostrou uma pessoa legal.
Se você fizer seu trabalho direito eles vem te elogiar e é uma location que você tem chances de ganhar Fanatic Cards (eu fui a única brasileira que ganhou, tenho 2 :D)
Lembrem-se: sendo custodial você é livre, passa MUITO tempo sem fazer nada, não fica tanto em pé que nem nas outras roles, seus breaks são mais livres, não tem managers ou coordinators no seu pé, pode trabalhar sozinho ou com um partner, mas pode conversar com todo mundo, tem a liberdade de ver um amigo attractions de greeter e ir lá conversar com ele, porque você não tem uma posição que não pode sair, e sim toda uma área, pode entrar nas lojas com a desculpa de fugir da chuva ou do sol, alem de varrer e nessas ficar olhando os produtos, várias vezes entrei em lojas porque vi produtos caídos no chão, apenas pra colocá-los de volta na prateleira/cabide. Pode fazer magical moments sim (dar fastpasses, substituir um sorvete que o guest deixou cair, ou dar alguma coisa pra uma criança que não pôde ver o Mickey, por exemplo), vê os guests perdidos ou com problemas, as vezes só conversando e tem a liberdade de se aproximar deles e ajudar, ou as vezes começar uma conversa sem pretensão nenhuma, só pra tornar o dia daquelas pessoas um pouco melhor ou mais mágico (acreditem, quando a gente chega pra conversar com algum deles, fazemos ele se sentir O MÁXIMO, as pessoas se sentem muito mais acolhidas e importantes quando são notadas e tem a nossa atenção), poder ajudar as pessoas livremente, socializar com os characters que ficam soltos na rua (brincava demaaaais com os Green Army Men no Pixar Place), se precisar ir ao banheiro não precisa de autorização...
Enfim, ser custodial é isso. Ser livre, ter seu tempo, estabelecer seu ritmo de trabalho e a ordem das coisas que você for fazer, ninguém no seu pé checando cada passo, nenhum CDS controlando seu horário e a posição que você deve ficar, muita guest/cast interaction, já que você pode chegar até eles sem preocupações.
Essa role é a que mais interage, a que tá mais 'out', mais visível, então todos vem até você. Pode ter o preconceito por você mexer com lixo, mas se isso aconteceu comigo  três vezes foi muito,e só brasileiros tratam assim. Muitos guests te param pra agradecer pelo seu trabalho, dizer que você é indispensável, elogiar a limpeza do seu banheiro ou das ruas do parque, às vezes até querem te dar presentes (os quais vc não pode aceitar, claro!). 
Na maior parte do tempo eu fui MUITO feliz. Todo mundo brinca com os custodials, mas todo mundo também tem vontade de saber como é ser como nós, de não ser cheio de regras a seguir, de tempo cronometrado, tempo demais em pé ou manager te olhando.
Sei que o depoimento ficou enorme, mas eu amo DEMAIS a minha role e location, então quis detalhar bem. Trocaria por pouquíssimas coisas, e mesmo assim seria só pra ter uma experiência diferente, porque tive um dos melhores trabalhos possíveis.
Ah! Custodial no Studios não é chamado de Custodial, e sim de Showkeeper! Nosso parque é um show e a gente é responsável por mante-lo pra ser apresentado pros guests :D
FIM

Um comentário:

  1. Você não comentou nada sobre o Voban, aquele produto para auxiliar na limpeza de vômitos.. Não existe mais???
    Adorei o blog!

    ResponderExcluir